No próximo dia 25 de abril, Albert Uderzo, desenhista de Asterix completa 80 anos de idade!

Em comemoração, a editora Albert-René juntou a nata dos artistas de quadrinhos europeus em um álbum especial que será publicado nessa data, Astérix et ses amis (Asterix e seus amigos).

Capa do álbum em homenagem a Asterix

Capa do álbum em homenagem a Asterix

O álbum terá 60 páginas. Cada criador fará uma história curta de uma a quatro páginas. A publicação será simultânea em pelo menos dez países (incluindo Portugal) e a tiragem, baixa para os padrões da série, é de 400 mil exemplares. Todos os lucros do álbum serão doados a uma ONG de assistência às crianças.

Entre os talentos envolvidos estão Christophe Arleston (que já fora o responsável por uma iniciativa similar, publicada pela Soleil, e deve ser o maior fã de Uderzo que existe) escrevendo duas histórias, em parceria com seus amigos Mourier (desenhista de Trolls de Troy) e Tarquin (Lanfeust de Troy). Outro que escreve é Jean Van Hamme, com desenhos de Vance (XIII) e Rozinsky (Thorgal).

Mais nomes: Juanjo Guarnido (Blacksad), Loustal, Midam (Kid Paddle), Zep (Titeuf), François Boucq (Jerome Moucherot), Baru, Manara (Clic), Turf, Walthéry (Natasha), a dupla Raoul Cauvin e Laudec (Cédric), a dupla Laurent Guerra e Achdé (atual equipe da série Lucky Luke), Fred Beltran (Megalex), Carrère (Léo Loden), Brössel (Werner), Jidéheim (assistente de Franquin em Gaston e outras séries), Dany (Olivier Rameau), Cuzor, o canadense Stuart Immonen (artista de super-heróis nos EUA), Tibet (Ric Hochet, Chick Bill), o chileno Vicar (desenhista de inúmeras HQs Disney), Jean Graton (Michel Vaillant), Derib (Buddy Longway, Yakari), Batem (Marsupilami), Forges, o inglês David Lloyd (V de Vingança) e Kuijpers (Franka).

O mais curioso é que em boa parte dessas histórias o guerreiro gaulês vai se encontrar com os personagens mais distintivos do respectivo criador (incluindo quase todos os citados acima!), ou seja, o álbum será um grande “megacrossover” do quadrinho europeu! Há um preview no site do Asterix. Confiram!

Anúncios